Lingua Escrita E Lingua Falada

Língua escrita e língua falada

A língua portuguesa comporta duas modalidades: o português escrito e o português falado.

Fonemas e letras

Os fonemas compõem a língua falada. A língua escrita é composta pelo úmero de grafemos. Os fonemas são sons que pronunciamos e os grafemos as letras escritas.
Ao consultar as instruções para a organização do vocabulário ortográfico da língua portuguesa e possível observa exemplos de relações unívocas entre fonemas e grafemos.

Gramática

As duas línguas, escrita e falada não marcam do mesmo modo os traços gramaticais. A língua falada emprega muitas gírias e onomatopéias que não são encontrados na gramática.

Vocabulário: linguagem e situação

O vocabulário familiar ou informal não é o indicado para escrita. Deve-se presta atenção para a transmissão da mensagem escrita para não emprega os termos usados na falada.
Para escrever é preciso ter um vocabulário aguçado para fornecer com preciksão a informação

Expressividade

A língua falada possui recursos expressivos específicos: acentuação, entonação, pausas, fluências…
A acentuação é o recurso que põe em relevo uma silaba ou um grupo de silabas. Juntamente com as pausas determinam a compreensão da mensagem.
A entonação é a melodia da frase que impõe sentidos especiais as mensagens.

A expressividade na escrita

Para traduzirmos o que foi falado para língua escrita devemos usar o estilo direto usando recursos especiais a transcrição, identificando inicialmente os personagens, descrevendo as exaltações ocorridas no decorrer da historia.
A língua escrita é menos econômica que a falada e dispõe de recursos paratranscrever características da língua falada: a pontuação. A pontuação evita erros de interpretação permitindo a boa interpretação da mensagem.
É preciso ter atenção a pontuação. Ela expressiva e muito aproveitada por autores modernos. A pontuação permite expressividade limitada dando assim menos flexibilidade a língua escrita.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License