Linguagem e comunicação: Problemas Gerais

Seria um sistema de signos socializados, onde o sentido de um termo é função de contexto em que ele ocorre.

Línguas/Linguagem

As diferentes línguas são estudadas pela lingüística geral que busca estudar as características comuns de cada língua.

Signo

É a menor unidade dotada de significado em um código dado. Decompõe-se em significado e significante que seria o elemento conceitual e o elemento material respectivamente.

Código/Linguagem

Os códigos é um sistema de signos. A linguagem é um código que pode falar dos signos e que da flexibilidade a linguagem verbal.

Denotação/Conotação

Designa o real sentido da palavra. Denotação é a designação do objeto ao qual remete o significante. Conotação é tudo o que u termo possa evocar, sugerir clara ou vagamente.

Os níveis da linguagem

O vocabulário, a sintaxe e a pronuncia de um mesmo idioma não é igual em todos os lugares onde se fala o determinado idioma, pois existem níveis de linguagem.
Podemos observar que existe uma língua falada e uma língua escrita.
A distinção linguagem popular/linguagem cuidada apóia-se num critério sociocultural e a linguagem formal/ linguagem oratória numa diferença de situação.
A linguagem cuidada emprega um vocabulário mais preciso com uma sintaxe mais elaborada. A linguagem oratória cultiva os efeitos sintáticos, rítmicos e sonoros e utiliza imagens.
A linguagem familiar é composta por gírias e ,muitas incorreções graves.
A língua escrita é mais elaborada.
Os níveis de linguagem determinam o bom funcionamento da comunicação. A comunicação para que seja bem sucedida exige uma reelaboração para cada tribo que for direcionada.
Os professores estabelecem uma forma de comunicação em sala através de linguagem, usando as normas recomendadas pala academia brasileira de letras. A linguagem usada nas salas de aula raramente é a mesma usada nas situações diversas do dia-a-dia, para essas ocasiões surgem as gírias. Os níveis de linguagem assim vão surgindo de acordo com as situações.

O léxico

Um conjunto de palavras de uma determinada língua. Os léxicos particulares compõe o léxico da língua portuguesa.
Os léxicos chegam a 120.000 verbetes independentes e 30.000 locuções, mas são usados poucos.
A lexicologia busca responder as questões como: Como se adquiri um léxico? Os progressos obtidos permitem aos estudiosos continuarem suas pesquisas.
A comunicação é estabelecida através do sentido das palavras em comum aos indivíduos que estão interagindo. Não existe sentido genuíno mas sim acordo implícito sobre o uso e aplicação da palavra.

Campos semânticos e campos lexicais

Permite que estudemos o vocabulário do autor ou de um gênero determinado

Campo semântico

é um conjunto estruturado de unidades lexicais, expressões lexicalizadas ou outras unidades lingüísticas, unidas semanticamente por traços comuns em torno de um conceito-chave. Exemplos: Campo semântico em torno do conceito de morte: dar o badagaio; bater a bota; ir desta para melhor; apagar-se, etc

Campo lexical

é um conjunto de palavras cuja formação partiu de um radical comum. A composição e derivação são os processos de formação das palavras de um mesmo campo lexical. A noção de campo lexical é sinônima da de família de palavras

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License